quarta-feira, 22 de junho de 2011

Multiplos satélites-Instalação do lnb carona no Amazonas 61°W

Esta solução serve para quem quer usar o satélite Amazonas e também o satélite Star One C2 utilizando apenas uma antena. A antena pode ser de 60cm em diante, você só vai precisar de um lnb ku simples, cabo coaxial, uma chave DISEqC 2x1 e uma abraçadeira dessas de mangueira de gás só que em tamanho que abrace o lnb e um suporte que pode ser comprado ou feito em casa mesmo.

Suporte e abraçadeira

Suporte com o lnb ku montado



Depois de pronto o suporte você deve estar com a antena apontada para o satélite Amazonas 61°W e então colocar o suporte na antena. Para isso posicione-se atrás da antena e observe que nesta posição o satélite Star one C2 fica à sua esquerda e o Amazonas à sua direita, mas o suporte deve ser colocado à direita do lnb que está apontado para o Amazonas. Faça isso com o receptor ligado a um televisor e em uma posição que você possa visualizar o televisor facilitando o apontamento da antena e do lnb carona de modo que possa obter o melhor sinal. Veja o vídeo abaixo:

Depois de pronta a antena faça busca cega nos dois lnbs e depois ligue os cabos na chave DISEqC e pronto. A qualidade do sinal do lnb carona, no caso no C2, tende a ser inferior ao que seria se estivesse sendo usada uma antena só para esse satélite. Isso acontece com todos os sistemas que usam lnbs carona por causa da distância que separa os satélites ( ex.: o Amazonas fica a 61° oeste e o c2 fica a 70° oeste).


OBS: Esta esquema mostra a ligação do lnb carona na chave DISEqC, mas para o sat 70°W deve ser utilizado um dongle com a antena apontada para o sat 15°W.




                                                                                                               
Multiplos satélites- Usando a antena telada e off set com o dongle- Podemos utilizar o sistema com carona na antena off set e também na antena telada para sintonizar canais fta (free to air) com o mesmo receptor e ainda usar o receptor analógico da antena telada. Para isso basta montar um kit carona também na telada com lnbf multiponto para o satélite C2 e usar um divisor para dividir o sinal entre os canais analógicos e digitais deste satélite. Os outros satélites ficam ligados a chave DISEqC e ao recetor digital. Veja o esquema com o uso do dongle:



Para ampliar clique na imagem

Lembrando que também podemos usar este sistema sem o dongle, basta colocar as antenas off set direcionada para outros satélites como por exêmplo o Estrela do Sul 63°W e adiciona-lo a chave DISEqC. Veja a lista de canais dos satélites AQUI

Um comentário:

  1. Olá boa tarde, gostaria de saber se tem como eu ligar um LNBF no meio e de carona colocar o intelsat 11?

    ResponderExcluir