domingo, 6 de maio de 2012

Soluções para os dongles New I-Box com a CI U7 queimada.


Se o seu dongle New I-Box não está mais funcionando, provavelmente ele está com a CI U7 queimada, e provavelmente você está pensando que ele já era. Bem, há algum tempo postei uma solução aqui no blog que resolve o problema, mas precisava de um pouco de conhecimento em eletrônica, ou seja, só poderia ser feito por um técnico.
Agora a solução não requer a troca da CI U7 por um diodo, como foi feito antes, na postagem anterior (veja AQUI), nem é preciso deixar o lnb na posição vertical, pois a ideia é continuar alimentando o dongle com a corrente 18v, que foi perdida ao queimar a CI U7. Entenda como funciona a opção anterior:
Anteriormente, substituiu-se a CI U7 por um diodo, fazendo uma ligação direta ao anodo do diodo U4 e então o dongle passou a ser alimentado por uma corrente de 12v, ao invés dos 18v originais. Quando o dongle é alimentado por 12v, deve-se girar o lnb, da posição H (horizontal) para a posição V (vertical). Agora, deixaremos o lnb na posição em que ele se encontra e não faremos a substituição da CI U7.
Dessa vez vamos alimentar o dongle com 18v retirados do seletor de um outro receptor, que vai ser ligado ao dongle através de um divisor de alta (900-2050 Mhz). Esse receptor vai fazer o papel da CI U7 original, sendo usado apenas para alimentar o dongle New I-Box. Veja na figura abaixo, onde está localizada a CI U7:

A CI U7 está marcada com um quadrado e o diodo U4 está marcado com uma seta ao lado dele.
Esta alternativa foi testada usando os receptores Azbox Evo XL e Azamerica S800 e também obtivemos resultado usando um dongle SM 1 ao invés de um dos receptores citados.
Veja com fazer:
1) No cabo que vem da antena do Hispasat 30, vamos colocar um divisor de alta (900-2050Mhz) e uma das saídas do divisor será ligada ao dongle New I-Box queimado.
2) A outra saída será ligada à um receptor (Azbox Evo XL, Azamerica S800 ou SM1 dongle), que servirá para mandar os 18v para alimentar o dongle New I-Box. Use a entrada "LNB IN" deste receptor.
3) Este receptor deve ficar ligado, e se for o mesmo modelo do receptor que recebe os canais, deixe-o escondido de modo que o controle remoto não interfira em seu funcionamento.
4) O restante da ligação é a mesma de antes. A saída restante do divisor é ligada ao dongle e este é ligado ao receptor dos canais pelo cabo serial RS232.
Lembre-se: Não precisa mexer no lnb do Hispasat 30. Deixe-o na posição horizontal.
Veja abaixo o esquema de ligação:


Veja este vídeo que explica como foi feito:






Baixe a firmware do dongle New I-Box China/ AzSmart PC Rádio 13/03/2012 AQUI.

Se não abrir todos os canais, depois de concluir a ligação, faça uma busca cega no StarOne C2 com o dongle ligado.


3 comentários:

  1. Anteninhaaaaaaaaa anteninhaa, voce é meu bem querer, eu vou falar pra todo mundo, vou falar pra todo mundo, que eu só quero é vocee

    ResponderExcluir
  2. fiz procedimento parecido mais não precisei tirar o ci u7 so coloquei receptor parar alimentar a voltagem necessaria

    ResponderExcluir