domingo, 4 de março de 2012

Canais FTA nos receptores Azbox e similares.


Muita gente pergunta se pode usar os receptores Azbox e outros do gênero na parabólica telada, ou porque estão com o aparelho guardado ou então querem instalar um segundo ponto da parabólica  e querem aproveitar o seu receptor. Pois bem estes aparelhos na verdade são receptores digitais para canais FTA como os que são vendidos com a parabólica telada. A diferença é que estes aceitam um programa que os torna capaz de desbloquear os canais codificados, mas se forem ligados à uma antena, como a parabólica telada, podem pegar os canais livres sem necessidade de atualização para que sintonizem os canais.
Alguns satélites tem ótimas grades de canais digitais livres (FTA= Free To Air) tanto em banda C quanto banda KU, como é o caso do Star One C2 banda C (satélite sintonizado pelas parabólicas teladas com receptor analógico, mais comuns nas casas brasileiras), o Star One C1 bandas C e KU e o Brasilsat B4 banda C entre outros. Também é possível sintonizar emissoras estrangeiras, pois em quase todos os satélites existem canais de diversos países da América Latina, Europa e Oriente Médio.
O Star one C2 banda C, atualmente além dos canais de televisão e rádios no sistema analógico, possui uma boa grade de canais FTA brasileiros como: SBT, TV Alterosa, Record Minas, Record SP, Conexão MS, TV Brasil, TV Justiça, TV Senado, Canal do Boi, Agrocanal., Rede Super, Rede Minas, TBC Goiânia, TV Escola, Mox TV, Band HD e outros.
No Star One C1 a grade oferece os canais: Tv corinthians, Band Pres. Prudente, Band, Rede Brasil, Esporte Interativo, Play TV, OI TV, TV Gazeta (Record), TV Tarobá (Band/PR), TV Tibagi (SBT), Inter TV Cabuji (afiliada Rede Globo momentaneamente FTA), TV Alterosa Juiz de Fora/MG, etc.
O Brasilsat B4 oferece os seguintes canais: TV Capixaba (Band/ES), Band Manaus, SBT Belém, TV Serra Dourada, TV Jangadeiro, TV Cultura SP, Agromix, TVT (TV Brasil),TV Aldeia, TV alterosa Manhuaçu (SBT), Band Triangulo, TV Nova Nordeste, RBA Sat (Band/ PA), TV Cidade Verde (SBT), Mux Irdeb,TV Bahia, TV Horizonte, TV Palmas (Rede Sat), VTV (SBT), TV A Critica (Record/ MA), TV Rondon (SBT), Mil e Uma Noites, Rede TV/ RO, Rede Boa Vontade, TV Jóquei Clube SP, SBT Nova Friburgo, Jóquei Club Brasileiro, Record Belém, Record RJ, IURDTV (Rede Família), Record MS, TV Itapoan, Rede CNT, Rede Gazeta SP, Trans TV, Mux Rede Aparecida, Mix TV SP, TVE Porto Alegre, Rede Gospel, Top TV SP, TV Brasil Pantanal, Ulbra TV, Cine Brasil TV, Rede NGT (TV Diário).
A recepção dos canais depende de como eles são transmitidos e das configurações do receptor, pois existem vários formatos de transmissão. Os receptores SD (Azbox Evo XS, Evo XL, Azamerica S800, S806, etc.) sintonizam os canais em Mpeg2, já os aparelhos HD (Azbox Bravoo, Azamerica S900, S920, etc.) além de sintonizarem os canais em SD, sintonizam também os canais em Mpeg4, em alta definição.
Para sintonizar uma boa grade de canais FTA é preciso ter uma antena adequada ao satélite desejado. As parabólicas teladas são indicadas para os canais da banda C, já as antenas offset são indicadas para os canais da banda KU, também podem ser usadas antenas do tipo "focal point" para ambas as bandas, variando apenas o tipo de lnb/ lnbf usados.
Todos os receptores existentes no mercado, tanto importados quanto os nacionais podem sintonizar mais de um satélite ao mesmo tempo, para isso é necessário a utilização da chave DISEqC, basta que seja apontada uma antena para cada satélite ou então usa-se os sistemas "carona" (recepção de dois ou mais satélites usando uma mesma antena). Essa possibilidade aumenta a grade de canais e permite o uso de um único receptor. Atualmente existem no mercado receptores anadigitais, o que permite a sintonia de canais digitais e analógicos no mesmo aparelho, ou seja, usando um receptor anadigital no Star One C2 podemos sintonizar os canais analógicos e também os digitais ao mesmo tempo usando uma mesma antena e também um lnbf monoponto ou lnb com servo motor.
Se você possui um receptor digital e tem ai na sua casa uma parabólica instalada, já pode começar a desfrutar de uma boa grade de canais digitais, basta apenas fazer as instalações necessárias, mas se está pensando em comprar um receptor escolha bem e analise bem todos os modelos que são oferecidos para não se arrepender futuramente, pois alguns comerciais de receptores FTA dão a entender que estes aparelhos sintonizam canais fechados e muitas vezes o usuário acaba se decepcionando. Na hora de fazer a instalação não se esqueça de chamar um técnico capacitado para fazer a instalação do receptor e da antena, evitando assim a perda da garantia ou danos no equipamento.

18 comentários:

  1. É, muita gente nem sabe que pode pegar muito mais que os 31 canais do C2 analógico. Boa dica.

    ResponderExcluir
  2. Pra completar a grade bem que a Globo podia abrir o sinal digital também. A record SP HD e a Band já estão abertas no C2 e vem ai também o SBT, e a Globo vai ficando pra trás...

    ResponderExcluir
  3. Eu li uma entrevista do chefão da Globo dizendo que como não terão cobertura digital nas cidades menores a opção deles é usar um sinal digital por satélite. Ou seja... Vão ter que voltar ao C2 digital. Só não informaram a data. Mas estão marcando bobeira.

    ResponderExcluir
  4. ola tudo bem gostaria de tirar uma duvida minha antena parabolica é digital mais os canais digitais tem varios deles q pegão codificado como faço pra descodificar

    ResponderExcluir
  5. Meu Caro, no STARONE C2 consta a TV MIRANTE(globo do maranhão), consigo receber com o receptor azamerica S1001 ou outro qualquer??
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  6. precisa fazer alguma configuracao no azbox newgen para sintonizar os canais fta

    ResponderExcluir
  7. Oi! Na minha casa tem uma parabolica sky com um receptor Elsys! Será que se eu comprasse um receptor daqueles que descodificam canais iria funcionar?

    ResponderExcluir
  8. Sim, Fernando Girlan! Mas teria que ter outra antena para o desbloqueio do canal, ou comprar um aparelho que desbloqueia pela internet.

    ResponderExcluir
  9. como eu acho o sinal no azbox com antena telhada tem que configura alguma coisa

    ResponderExcluir
  10. Ola muito boa essa tutorial,mas preciso de ajuda to tentando colocar uma parabólica no meu azbox newgen+ no sat B4 e não to conseguindo alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe um aplicativo chamado direct satelite e va direcionando a antena de acordo com as instruçoes do apalicativo esse aplicativo tem todos os satelites.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Alguém tem o link para configurar um Bravíssimo Twin no C2 para os canais livres? Não estou conseguindo configurar... tem algum segredo?

    ResponderExcluir
  13. Olá Tudo! Estou com uma dúvida com o fim do sinal analogio e a chegada do digital será que consigo ligar um antena uhf em meu axbox evo xl e pegar os sinal dos canais digitais. Se souber como pode me explicar.

    Aenciosamente

    ResponderExcluir
  14. tenho um s 1001 quero pegar os canais analógicos no c1,c2,c3 com kit carona com minha antena telada de 1.80 m ,com lnbf monoponto com fta normal .

    ResponderExcluir
  15. A ANTENA PARABÓLICA DE FIBRA FUNCIONA NO AZAMERICA S/800?

    ResponderExcluir