quarta-feira, 14 de março de 2012

Sobre os dongles SM-Box...


Os dongles SM-Box SM1 e SM-Box SM2 estão off desde o último dia 08/03 e ainda não há uma previsão de quando o seu funcionamento será restabelecido. Muito tem se falado nas comunidades e fóruns na internet a respeito do motivo pelo qual os dongles não estão funcionando mas nada é oficial pois o team SM-Box ainda não se pronunciou a respeito. A hipótese mais citada é que a SM-Box tinha um contrato com a Azbox para usar seu server e que este contrato teria acabado e a SM-Box ainda não fechou com nenhuma outra marca. Isso acontece porque a SM-Box não possui um servidor próprio e usa um server alugado. Até a mudança das keys para o Hispasat 30 o team SM-Box usava o server do I-box da Azplus e com a mudança de satélite passou a usar o server Azbox.
O problema todo é que quando o usuário busca informações no site oficial da marca se depara com um tópico que seria para falar do apagão e ao invés disso há uma discussão cheia de ofensas e xingamentos sobre um dongle ser melhor ou não que outro. Não estou criticando quem fica irado com a falta do serviço nem defendendo o team SM-Box, mas acho que seria bom dar um crédito para a SM-Box, afinal, este dongle até então sempre funcionou melhor que os outros, com algumas travadas normais no SKS mas com muito poucos apagões. Também acho justo o team dar uma satisfação aos seus usuários, afinal de contas são eles que fazem o sucesso de uma marca. Por outro lado, quando compramos um receptor ou um dongle devemos ter consciência de que seu funcionamento não será perpétuo, podendo durar muito tempo ou então acabar no dia seguinte. O SM1 por exemplo já funciona bem há pelo menos um ano, enquanto o Azbox Smart 1 sobrevive tendo apagões e dando raiva em quem o comprou desde a metade de 2010; mas é sempre assim, quando um aparelho vai mal todos xingam, ai ele volta ao normal e todos elogiam. Muita gente pergunta qual dongle comprar. Não gosto de indicar nenhuma marca mas pela insistência acabamos indicando aquele que no momento está funcionando melhor e deixando nas mãos do cliente a escolha de um ou outro aparelho; se funcionar um tempo, está pago senão, paciência, compramos outro ou assinamos um pacote de uma operadora que cobra preços abusivos e não respeita seus clientes. Aliás, se você acha desrespeito o que os fabricantes de dongles fazem ao deixar seus clientes sem suporte, como você se sentiria se assinasse um pacote e assistisse sempre os mesmos filmes repetidos com intervalos comerciais cheios de propaganda de carros, refrigerante, produto de limpeza, brinquedos etc. e ainda pagasse uma bela porcentagem do seu salário mensal? Isso não seria desrespeito? Não quero criar polêmica nem discussões a respeito dos preços e pacotes ofertados pelas operadoras de tv por assinatura no Brasil nem sobre pirataria, mas acho que todos somos livres para escolher onde gastamos nosso dinheiro e portanto devemos ter consciência de que ao investir em SKS, CS ou IKS, amanhã ou depois poderemos ficar no escuro.
Discussões à parte, continuaremos esperando um solução por parte do team SM-Box, afinal, todos os servidores de dongles enfrentaram ou enfrentarão problemas. "... as flores de plástico não morrem!"

5 comentários:

  1. É isso mesmo Carlinhos. Concordo com 99% do que vc disse. Mas acho que até por questões comerciais o pessoal do SM Box deveria dar uma resposta pública. Também tenho minhas dúvidas se o problema é só o servidor. Isso nem é tão caro e se resolve em poucas horas. Parece que o problema é mais grave. E o resultado final é que o SM box acabou se queimando no mercado. Agora o povo vai pensar 20X antes de comprar um dongle ou receptor da marca.
    ABS

    ResponderExcluir
  2. Meio off topic: tá com mais opções HD no C1 e C2. Acho que já dá pra pensar em comprar um receptor HD. Vou ver se acho algum decente.

    ResponderExcluir
  3. em 2011 o servidor da zabox ficou no escuro,pipocando ate que a tempestade passou,muitos trocaram seu smart 1 e 2 por sm1,hoje quem esta an tempestade e o sm1,e essas mesmams pessoas estao voltando para o smart 2,tenho confiança que a tempestade do sm1 vai passar,e essas pessoas novamente vao se render a ee.an oe a primeira e nem a ultima vez que vamos ficar no escuro depois d tempestade vem a bonança,e cpm ela o sm1,penssem antes de criticar .

    ResponderExcluir
  4. Não estou querendo criticar a marca SM-Box, apenas acho que eles deveriam ter dado uma explicação a respeito do apagão. Eu tenho confiança que ele volta mas os leigos que compraram o SM1 e o SM2 e não entendem o seu funcionamento ficam p**** da cara e saem metendo o pau nos caras, com isso a SM-Box vai perdendo credibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Além de não dar resposta os caras fecharam a forum de suporte do SM Box. Já são 11 dias sem soução. Será que era só o server?

    ResponderExcluir